Buscar

A Pequena Sereia de Copenhagen



A Pequena Sereia de Copenhagen foi construída por encargo de Carl Jacobsen, filho do fundador da marca de cerveja dinamarquesa Carslberg, que queria presentear a cidade com uma escultura única. O escolhido para concretizar seu desejo foi o escultor dinamarquês Edvard Eriksen.


O objetivo de Jacobsen era homenagear o escritor de contos Hans Christian Andersen e sua obra-prima: A Pequena Sereia. A história dessa jovem sereia que renunciou à sua vida de princesa no mar para estar com seu amado, se expressa no rosto da escultura, que olha melancolicamente em direção ao mar.



O escultor Erikson quis usar como modelo da escultura, a bailarina Ellen Price, que ficou famosa na Dinamarca precisamente por interpretar o papel de Pequena Sereia. No entanto, dada a recusa da artista em posar nua, o escultor teve que se inspirar no corpo de sua esposa, usando apenas a cabeça e o rosto da bailarina como modelo para a escultura.


Desde sua criação em 1913, a Pequena Sereia (Den Lille Havfrue, em dinamarquês) já foi visitada por milhões de pessoas, consagrando-a como o monumento mais visitado de Copenhagen. Curiosidades de sereias. 🧜🏻‍♀️🤍


(fonte: Tudo Sobre Copenhagen) #mermaids